islam Moz
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

30ª SURA AR RUM ( os bizantinos)

Ir para baixo

30ª SURA AR RUM ( os bizantinos) Empty 30ª SURA AR RUM ( os bizantinos)

Mensagem por Admin Qua Ago 02, 2017 8:35 pm

ALCORÃO SAGRADO - SURATA 30 " AR RUM " ( Os Bizantinos )
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
Revelada em Makka -
60 versículos, com exceção dos versículo 17, que foi revelado em Madina.
1 Alef, Lam, Mim. (1179 )
2 Os bizantinos( 1180 ) foram derrotados.
3 Em terra muito próxima; porém, depois de sua derrota, vencerão( 1181 ),
4 Dentro de alguns anos; porque é de Deus a decisão do passado e do futuro. E, nesse dia, os fiéis se regozijarão( 1182 ),
5 Com o socorro de Deus. Ele socorre quem Lhe apraz e Ele é o Poderoso, o Misericordiosíssimo.
6 É a promessa de Deus, e Deus jamais quebra a Sua promessa; porém, a maioria dos humanos o ignora.
7 Distinguem tão-somente o aparente da vida terrena; porém, estão alheios quanto à outra vida.
8 Porventura não refletem em si mesmos? Deus não criou os céus, a terra e o que existe entre ambos, senão com prudência e por um término prefixado. Porém, certamente muitos dos humanos negam o comparecimento ante o seu Senhor (quando da Ressurreição).
9 Porventura não percorrem a terra, para observarem qual foi o destino dos seus antecessores? (1183 ) Foram mais vigorosos do que eles, cultivaram a terra e a povoaram melhor do que eles, cultivaram a terra e a povoaram melhor do que eles. Seus mensageiros lhes apresentaram as evidências. Não foi Deus Que os prejudicou, mas foram eles mesmos que se condenaram.
10 E o destino daqueles que cometeram o mal será pior, pois desmentiram os versículos de Deus e deles escarneceram!
11 Deus origina a criação, logo a reproduz, depois a ele retornareis.
12 E no dia em que chegar a Hora do Juízo, os pecadores se desesperarão.
13 E não acharão intercessores, entre os seus parceiros, e eles (próprios) renegarão seus parceiros.
14 No dia em que chegar a Hora, nesse dia se separarão.
15 Enquanto os fiéis, que tiverem praticado o bem, descansarão em um vergel.
16 Os incrédulos, que tiverem desmentido os Nossos versículos e o comparecimento da outra vida, serão entregues ao castigo.
17 Glorificai, pois, Deus, quando anoitece e quando amanhece! (1184 )
18 Seus são os louvores, nos céus e na terra, tanto na hora do poente como só meio-dia.
19 Ele extrai o vivo do morto, e o morto(1185 ) do vivo; e vivifica a terra,
(1186 ) depois de haver sido árida. E assim sereis ressuscitados!
20 Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado do pó( 1187 ); logo, sois, seres que se espalham (pelo globo).
21 Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras
(1188 ) da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos.
22 E entre os Seus sinais está a criação dos céus e da terra, as variedades dos vossos idiomas
(1189 ) e das vossas cores. Em verdade, nisto há sinais para os que discernem.
23 E entre os Seus sinais está o do vosso dormir durante a noite e, durante o dia, e de procurardes a Sua graça. Certamente, nisto há sinais para os que escutam( 1190 ).
24 E entre os Seus sinais está o de mostrar-vos o relâmpago, provocando temos e esperança( 1191 ), e o de fazer descer a água dos céus, com a qual vivifica a terra depois de haver sido árida. Sabei que nisto há sinais para os sensatos.
25 E entre os Seus sinais está o fato de os céus e a terra se manterem sob o Seu Comando ( 1192 ), e, quando vos chamar, uma só vez, eis que sareis da terra.
26 E Seus são todos aqueles que estão nos céus e na terra; tudo Lhe obedece.
27 Ele é Quem origina a criação, logo a reproduz, porque isso Lhe é fácil. Sua é a mais elevada similitude, nos céus e na terra, e Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.
28 Apresenta-vos, ainda, um exemplo tomado doe vós mesmos. Porventura, compartilharíeis faríeis daqueles que as vossas mãos direitas possuem parceiros naquilo de que vos temos agraciado e lhe concederíeis partes iguais ás vossas? Temei-os acaso, do mesmo modo que temeis uns aos outros? Assim elucidamos os Nossos versículos aos sensatos.
29 Porém, os iníquos se entregam nesciamente ás suas luxúrias; mas quem poderá encaminhar aqueles que Deus tem deixado que se desviem? Esses jamais terão socorredores!
30 Volta o teu rosto para a religião monoteísta. É a obra de Deus, sob cuja qualidade inata Deus criou a humanidade. A criação feita por Deus é imutável ( 1193 ). Esta é a verdadeira religião(1194 ) ; porém, a maioria dos humanos o ignora.
31 Voltai-vos contritos (1195 ) a Ele, temei-O, observai a oração e não vos conteis entre os que (Lhe) atribuem parceiros.
32 Que dividiram a sua religião e formaram seitas, em que cada partido
(1196 ) exulta no dogma que lhe é intrínseco.
33 Quando a adversidade açoita os humanos, suplicam contritos ao seu Senhor; mas, quando os agracia com a Sua misericórdia, eis que alguns deles atribuem parceiros ao seu Senhor,
34 Para desagradecerem o que lhes concedemos. Deleitai-vos (enquanto puderdes), pois logo o sabereis!
35 Porventura, enviamos-lhes alguma autoridade, que justifique a sua idolatria?
36 Mas quando agraciamos os humanos com a misericórdia, regozijam-se dele; por outra, se os açoita a adversidade, pelo que as suas mãos cometeram, ei-los desesperados!
37 Porventura, não reparam em que Deus prodigaliza e restringe a Sua graça a quem Lhe apraz? Por certo que nisto há sinais para os crentes.
38 Concede, pois, aos parentes os seus direitos, assim como ao necessitado e ao viajante. Isso é preferível, para aqueles que anelam contemplar o Rosto de Deus; e estes serão os bem-aventurados.
39 Quando emprestardes algo com usura, para que vos aumente (em bens), às expensas dos bens alheios
(1197 ) , não aumentarão perante Deus; contudo, o que derdes em zakat, anelando contemplar o Rosto de Deus (ser-vos-á aumentado). A estes, ser-lhes-á duplicada a recompensa.
40 Deus é Quem vos cria, e depois vos agracia, então vos fará morrer, logo vos ressuscitará. Haverá alguém, dentre os vossos parceiros, que possa fazer algo similar a isso? Qual! Glorificado e exaltado seja Ele de tudo quanto Lhe associam!
41 A corrupção surgiu na terra e no mar por causa do que as mãos dos humanos lucraram. E (Deus) os fará provar algo de que cometeram. Quiçá assim se abstenham disso.
42 Dize-lhes: Percorrei a terra e observai qual foi a sorte daqueles que vos precederam; sua maioria era idólatra.
43 Fixa, pois, o teu rosto na verdadeira religião, antes que chegue o dia inevitável de Deus; nesse dia (os humanos) se dividirão (em duas partes).
44 O incrédulo sofrerá o peso da sua incredulidade; ao contrário, aqueles que tiverem praticado o bem, estenderão leitos (para repouso) para si próprios (no Céu),
45 A fim de que ele recompense, com a Sua graça os fiéis, que praticam o bem; sabei que Ele não aprecia os incrédulos(1198 ) .
46 E entre os Seus sinais está o de enviar ventos alvissareiros (prenunciativos de chuva), para agraciar-vos com a Sua misericórdia, para que os navios singrem os mares com o Seu beneplácito, e para procurardes algo de Sua graça ( 1199 ); quiçá Lhe agradeçais.
47 Antes de ti, enviamos mensageiros aos seus povos, que lhes apresentaram as evidências. Vingamo-Nos dos pecadores, e era Nosso dever socorrer os fiéis.
48 Deus é Quem envia os ventos
(1200 ) que agitam as nuvens, e as espalha no céu como Lhe apraz; logo as fragmenta, e observas a chuva a manar delas, e quando a envia sobre quem Lhe apraz, dentre os Seus servos, eis que se regozijam.
49 A despeito de estarem desesperados antes de recebê-la (a chuva).
50 Contempla, pois, (ó humano), os traços da misericórdia de Deus! Como vivifica a terra( 1201 ), depois de esta haver sido árida! Em verdade, Este é o (Mesmo) Ressuscitador dos mortos, porque Ele é Onipotente.
51 Mas, se lhes houvéssemos enviado ventos glaciais( 1202 ) e as vissem (as suas semeaduras) crestadas, tonar-se-iam, depois disso, ingratos.
52 Certamente não poderias fazer ouvir os mortos(1203 ) , nem os surdos, quando voltam as costas em fuga.
53 Nem és guia dos cegos, em seu erro( 1204 ), Só podes fazer-te escutar por aqueles que crêem nos Nossos versículos e são muçulmanos.
54 Deus é Quem vos criou da debilidade; depois da debilidade vos vigorou, depois do vigor vos reduziu (novamente) à debilidade, e à velhice. Ele cria tudo quanto Lhe apraz, e é o Poderoso, o Sapientíssimo.
55 E no dia em que chegar a Hora, os pecadores jurarão que não permaneceram nos sepulcros mais do que uma hora. Como se equivocarão!
56 Porém, os sábios e fiéis dir-lhes-ão: Permanecestes no decreto de Deus até ao Dia da Ressurreição. E este é o dia da Ressurreição; porém, vós ignoráveis.
57 Neste dia, a escusa dos iníquos de nada lhes valerá, nem serão resgatados.
58 Neste Alcorão, temos proposto aos humanos toda a espécie de exemplos: E quando lhes apresentas um sinal, os incrédulos dizem: Não fazeis mais do que proferir vaidades.
59 Assim Deus sigila os corações dos insipientes.
60 Sê perseverante, porque a promessa de Deus é inexorável. Que não te abatem aqueles que não crêem (na tua firmeza) (1205 ) .

Admin
Admin

Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/07/2017
Idade : 36
Localização : MAPUTO ( Moçambique)

http://islam-moz.forumotion.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos