29ªSURA AL- ANKABUT (A ARANHA)

Ir em baixo

29ªSURA AL- ANKABUT (A ARANHA)

Mensagem por Admin em Qua Ago 02, 2017 8:32 pm

29ª SURATA - "AL ‘ANKABUT" (A ARANHA)
"AL ‘ANKABUT"
(A ARANHA)
Revelada em Makka; 69 versículos, com exceção dos versículos 1 a 11, que foram revelados em Madina.
29ª SURATA
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
1 Alef, Lam, Mim.( 1153 )
2 Porventura, pensam os humanos que serão deixados em paz, só porque dizem: Cremos!, sem serem postos à prova?
3 Havíamos provado seus antecessores, a fim de que Deus distinguisse( 1154 ) os leais dos impostores.
4 Crêem, acaso, os malfeitores, que poderão iludir-Nos? Quão péssimo é o que julgam!
5 Quanto àquele que anela o comparecimento ante Deus, saiba que certamente o destino prefixado, por Ele, é inexorável, porque Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo.
6 Quanto àquele que lutar pela causa de Deus, o fará em benefício próprio; porém, sabei que Deus pode prescindir de toda a humanidade.
7 Quanto aos fiéis que praticam o bem, saibam que os absolveremos das suas faltas e os recompensaremos com algo superior ao que houverem feito.
8 E recomendamos ao homem benevolência para com seus pais; porém, se te forçarem a associar-Me ao que ignoras, não lhes obedeças. Sabei (todos vós) que o vosso retorno será a Mim, e, então, inteirar-vos-ei de tudo quanto houverdes feito.
9 Quanto aos fiéis que praticam o bem, admiti-los-emos entre os virtuosos.
10 Entre os humanos há aqueles que dizem: Cremos em Deus! Porém, quando são afligidos pela causa de Deus, equiparam a opressão do homem ao castigo de Deus. E quando lhes chega algum socorro, da parte do teu Senhor, dizem( 1155 ): Em verdade, estávamos convosco! Acaso Deus não sabe melhor do que ninguém tudo quanto encerram os corações das criaturas?
11 E certamente Deus conhece tanto os fiéis quanto os hipócritas.
12 E os incrédulos dizem aos fiéis: Segui a nossa senda, e nos responsabilizaremos por vossas faltas! Qual! Não podem nem se responsabilizar pelas suas faltas, porque são impostores!
13 Certamente, arcarão com o seu peso, assim como outros pesos além do seu; e no Dia da Ressurreição serão interrogados sobre tudo quanto houverem forjado.
14 Enviamos Noé ao seu povo; permaneceu entre eles mil anos( 1156 ) menos cinqüenta, e o dilúvio surpreendeu esse povo em sua iniqüidade.
15 E o salvamos, juntamente com os ocupantes da arca, e fizemos dela um sinal para a humanidade.
16 E recorda-te de Abraão, quando disse ao seu povo( 1157 ): Adorai a Deus e temei-O! isso será melhor para vós, se o compreendeis!
17 Qual, somente adorais ídolos, em vez de Deus, e inventai calúnias! Em verdade, os que adorais, em vez de Deus, não podem proporcionar-vos sustento. Procurai, pois, o sustento junto a Deus, adorai-O e agradecei-Lhe, porque a Ele retornareis.
18 E se rejeitardes (a Mensagem), sabei que outras gerações, anteriores a vós, desmentiram (seus mensageiros). E ao mensageiro só incumbe a proclamação da lúcida mensagem.
19 Não reparam, acaso, em como Deus origina a criação e logo a reproduz? Em verdade, isso é fácil a Deus.
20 Dize-lhes: Percorrei a terra( 1158 ) e contemplai como Deus origina a criação; assim sendo, Deus pode produzir outra criação, porque Deus é Onipotente.
21 Ele castiga quem deseja e Se apiada de quem Lhe apraz, e a Ele retornareis.
22 Não podereis frustrar (os Planos de Deus), tanto na terra como no céus, e além de Deus não tereis protetor nem defensor algum!
23 Quanto àqueles que negam os versículos de Deus e o comparecimento ante Ele, esses desesperarão por Minha clemência e sofrerão um doloroso castigo.
24 Porém, a única resposta do seu povo (de Abraão) foi: Matai-o e queimai-o! Mas Deus o salvou do fogo. Certamente, nisso há sinais para os crentes.
25 E ele lhes disse: Só haveis adotado ídolos em vez de Deus, como vínculo de amor entre vós, na vida terrena; eis que, no Dia da Ressurreição, desconhecer-vos-eis e vos amaldiçoareis reciprocamente; e vossa morada será o fogo, e jamais tereis socorredores.
26 Lot acreditou nele( 1159 ). Ele disse: Em verdade, emigrarei para onde me ordene o meu Senhor, porque Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.
27 E o agraciamos com Isaac(1160 ) e Jacó, e designamos, para a sua prole, a profecia e o Livro; concedemos-lhe a sua recompensa neste mundo e, no outro, contar-se-á entre os virtuosos.
28 E de quando Lot disse ao seu povo: Verdadeiramente, cometeis obscenidades que ninguém no mundo cometeu, antes de vós.
29 Vós vos aproximais dos homens, assaltais as estradas( 1161 ) e, em vossos concílios, cometeis o ilícito! Porém, a única resposta do seu povo foi: Manda-nos o castigo de Deus, se estiveres certo.
30 Disse: Ó Senhor meu, concede-me a vitória sobre o povo dos corruptores!
31 E quando os Nossos mensageiros (angelicais) levaram a Abraão as alvíssaras de boas novas, disseram: Em verdade, exterminaremos os moradores desta cidade, porque eles são iníquos.
32 Disse-lhes: Sabei que Lot vive nela. Disseram-lhe: Nós bem sabemos quem nela está; e sem dúvida que o salvaremos, juntamente com os seus familiares, exceto a sua mulher, que se contará entre os deixados para trás.
33 E quando Nossos mensageiros se apresentaram a Lot, este se angustiou por causa deles e por sua própria impotência
(1162 ) em os defender. Disseram-lhe: Não temas, nem te aflijas, porque te salvaremos, juntamente com a tua família, exceto a tua mulher, que se contará entre os deixados para trás.
34 Sabei que desencadearemos sobre os moradores desta cidade um castigo(1163 ) do céu por sua depravação.
35 E, daquilo, deixamos um sinal( 1164 ) para os sensatos.
36 E enviamos aos madianitas seu irmão, Xuaib(1165 ) (Jetro), que lhes disse: Ó povo meu, adorai a Deus, temei o Dia do Juízo Final, e não injurieis na terra, corrompendo-a!
37 Porém, desmentiram-no, e a centelha os fulminou, e a manhã encontrou-os jacentes em seus lares.
38 E aniquilamos o povo de Ad( 1166 ) e o de Samud, como atestam (as ruínas de) suas casas, porque Satanás lhes abrilhantou as ações e os desencaminhou da (verdadeira) senda, apesar de serem perspicazes.
39 E (recorda-te de) Carun( 1167 ), do Faraó e de Haman. Moisés lhes apresentou as evidências, mas eles se ensoberbeceram na terra, mas não puderam iludir(-Nos).
40 Porém, castigamos cada um, por seus pecados; sobre alguns deles desencadeamos um furacão; a outros, fulminou-os o estrondo; a outros, fizemo-los serem tragados pela terra e, a outros, afogamo-los. É inconcebível que Deus os houvesse condenado; outrossim, condenaram-se a si mesmos.
41 O exemplo daqueles que adotam protetores, em vez de Deus, é igual ao da aranha( 1168 ), que constrói a sua própria casa. Por certo que a mais fraca das casas é a teia de aranha
(1169 ). Se o soubessem!
42 Em verdade, Deus sabe que nada significa o que invocam em vez d’Ele, e Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo.
43 E estas parábolas, citamo-las aos humanos; porém, só os sensatos as compreendem.
44 Deus criou os céus e a terra com prudência; certamente, nisto há um sinal para os fiéis.
45 Recita( 1170 ) o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Deus é o mais importante. Sabei que Deus está ciente de tudo quanto fazeis.
46 E não disputeis com os adeptos do Livro, senão da melhor forma, exceto com os iníquos, dentre eles. Dizei-lhes: Cremos no que nos foi revelado, assim como no que vos foi revelado antes; nosso Deus e o vosso são Um e a Ele nos submetemos.
47 E assim te revelamos o Livro. Aqueles a quem concedemos o Livro crêem nele( 1171 ), e também entre estes (árabes idólatras) há os que nele crêem; e ninguém, salvo os incrédulos, nega os Nosso versículos.
48 E nunca recitaste livro algum antes deste, nem o transcreveste com a tua mão direita
(1172 ); caso contrário, os difamadores teria duvidado.
49 Qual! Ele encerra lúcidos versículos, inculcados nos corações daqueles a quem foi dado o conhecimento( 1173 ) e ninguém, salvo os iníquos, nega os Nossos versículos.
50 E dizem: Por que não lhe foram revelados uns sinais do seu Senhor? Responde-lhes: Os sinais só estão com Deus, quanto a mim, sou somente um elucidativo admoestador.
51 Não lhes basta, acaso, que te tenhamos revelado o Livro, que lhes é recitado? Em verdade, nisto há mercês e mensagem para os fiéis.
52 Dize-lhes: Basta-me Deus por testemunha, entre vós e mim. Ele conhece o que há nos céus e na terra. Aqueles que crerem nas vaidades e negarem Deus, serão os desventurados.
53 Apressam-te com o castigo; porém, se não fosse pelo término prefixado, tê-los-ia açoitado o castigo; saibam eles que este os surpreenderá inopinadamente, sem que para isso estejam prevenidos.
54 Apressam-te com o castigo; porém, certamente, o inferno cercará os incrédulos (por todos os lados).
55 (Será) o dia em que o castigo os cobrirá por cima e por baixo; então, ser-lhe-á dito: Sofrei as conseqüências das vossas ações!
56 Ó fiéis, servos Meus, em verdade, a Minha terra é ampla( 1174 ). Adorai-Me, pois!
57 Toda alma provará o gosto da morte
(1175 ); então, retornareis a Nós.
58 Quanto aos fiéis, que praticam o bem, dar-lhes-emos um lar no Paraíso, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente. Quão excelente é a recompensa dos caritativos,
59 Que perseveram e se encomendam ao seu Senhor!
60 E quantas criaturas existem que não podem procurar o seus sustento( 1176 )! Deus as agracia da mesma maneira que a vós, e Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo!
61 E se lhes perguntas( 1177 ): Quem criou os céus e a terra e submeteu o sol e a lua? Eles respondem: Deus! Então, por que se retraem?
62 Deus prodigaliza e restringe a subsistência a quem Lhe apraz, dentre os Seus servos, porque Deus é Onisciente.
63 E se lhes perguntas: Quem faz descer a água do céu e com ela vivifica a terra, depois de haver sido árida? Respondem-te: Deus! Dize: Louvado seja Deus! Porém, a maioria é insensata.
64 E que é a vida terrena, senão diversão e jogo? Certamente a morada no outro mundo é a verdadeira vida. Se o soubessem!
65 Quando embarcam nos navios, invocam Deus sinceramente( 1178 ); porém, quando, a salvo, chegam à terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros,
66 Para, em seguida, desagradecerem tudo, com que o temos cumulado, e para se deleitarem. Logo o saberão!
67 E não reparam (os maquenses) em que lhes concedemos um santuário seguro, ao passo que, ao seu redor, as pessoas eram saqueadas? Crerão, acaso, nas falsidades, e rejeitarão as graças de Deus?
68 Haverá alguém, mais iníquo do que quem forja mentiras acerca de Deus ou desmente a verdade, quando esta lhe chega? Não há, acaso, no inferno, morada para os incrédulos?
69 Por outra, quanto àqueles que diligenciam por Nossa causa, encaminhá-los-emos pela Nossa senda. Sabei que Deus está com os benfeitores.

_________________
o Nabi MUHAMMAD Sualallah alei wa salam disse Partilhem de mim nem que seja um Ayat versículo.

_________________
por: Anacleto Bebane (Abdul Fatah)

Admin
Admin

Mensagens : 146
Data de inscrição : 02/07/2017
Idade : 30
Localização : MAPUTO ( Moçambique)

Ver perfil do usuário http://islam-moz.forumotion.eu

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum